Leia matéria de Renato Chimirri para o site São Carlos em Rede, publicada em 17/10:

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, [o Acadêmico] José Galizia Tundisi, e a diretora do Departamento de Governança e Indicadores de Ciência e Tecnologia (DGIT) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mariana Moura, representando a ministra Luciana Santos, abriram oficialmente, em 17/10, no Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão”, a 1ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos. O evento é uma realização da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com programação especial até o próximo dia 27 de outubro.

Também fizeram parte da mesa de autoridades o secretário de Governo, Netto Donato, que falou em nome do prefeito Airton Garcia; o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI-SP) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Edson Cezar Wendland; o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Alves Marques Filho; o presidente da Academia Brasileira de Ciências do Estado de São Paulo, [o membro titular da ABC] Adriano Defini Andricopulo; o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Marcelo Ferreira Lourenço; o vereador Robertinho Mori, representando o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral; o chefe geral da Embrapa Instrumentação, José Manoel Marconcini; o chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt; o bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, o presidente da OAB em São Carlos, Renato Cássio Soares de Barros, o gerente executivo de RH da Serasa Experian, André Barbosa e a representante da Diretoria Regional de Ensino, Ana Paula Matsumutu. A presidente da Academia de Ciências das Américas (Ianas), Karen Strier, e a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Bonciani Nader, participaram virtualmente da abertura da Conferência.

“A finalidade da nossa Conferência é consolidar o papel de São Carlos como capital da tecnologia e da produção do conhecimento. A nossa conferência também vai ter um compromisso político, já que o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia vai desenvolver um projeto que será entregue aos candidatos da próxima eleição, apresentando uma plataforma de ciência e tecnologia para a cidade, ou seja, nós queremos aliar o desenvolvimento científico e tecnológico com a política do município para avançarmos na direção certa”, explicou José Galizia Tundisi, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

(…)

O Prof. Dr. Glaucius Oliva [vice-presidente regional da ABC para São Paulo], do IFSC–USP, ministrou palestra com o tema “A importância da Ciência Básica aplicada para o futuro das Cidades”.

(…)

A programação completa e inscrição pode ser acessada aqui.

Leia a matéria aberta, na íntegra