A Universidade de Brasília (UnB) recebeu, entre 9 e 11 de outubro, a 23ª Conferência de Jovens Cientistas do Parceiro Regional da América Latina e do Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-LACREP) e a 2ª Conferência Regional da TYAN para a América Latina e Caribe. O evento na capital federal reuniu jovens pesquisadores internacionais de áreas distintas de ciências exatas, inovação e tecnologia. 

A presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita, [que foi membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências entre 2018 e 2022],  integrou a mesa de abertura da conferência, acompanhada de autoridades da área, do Brasil e da América Latina: o Acadêmico Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Maria Emília Walter, decana de Pesquisa e Inovação da UnB;  Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Franco Cabrerizo, chair da TYAN; Ricardo Ruviaro, diretor do Instituto de Ciências Exatas da UnB; Fabio Naro, adido científico da Embaixada da Itália no Brasil; e o Acadêmico Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Franco Cabrerizo, Jaqueline Mesquita, Carlos Aragão, Maria Emilia, Ricardo Galvão, Ricardo Ruviaro e Alessandro Cortes, este embaixador da Itália no Brasil

“Nós acreditamos que a América Latina e o Caribe se deparam com um grande desafio de desenvolver sistemas e artefatos nacionais para as áreas de ciências, tecnologia e inovação. Por isso, esse evento é vital para a discussão e proposições para o avanço da Ciência no continente. Nesta conferência, tratamos vários temas riquíssimos e interligados como sustentabilidade, planejamento de iniciativas em prol do meio ambiente, biotecnologia. A ideia é que a ciência seja o motor, o componente essencial para alcançarmos juntos a sustentabilidade. Acredito que todos vocês vão voltar deste encontro com essa mensagem”, avaliou Aragão.

Fabio Naro corroborou o ponto de vista de Aragão: “É uma excelente iniciativa para desenvolver as colaborações institucionais”, pontuou.

Inácio Arruda elogiou os temas escolhidos, extremamente pertinenteso, como sustentabilidade, o aumento da representatividade de grupos minoritários na ciência e a divulgação de pesquisas de qualidade. “Fico muito feliz, em nome do MCTI, em participar de um momento especial como esse, pois confirma nossa retomada pelo apreço à ciência, que é um mecanismo também de transformação social. É uma conferência de nível muito elevado, com apoio dos principais centros de pesquisa do país, da Academia, o que torna o evento ainda mais grandioso e completo em seu propósito”, destacou Arruda.

As atividades continuaram nos dias 10 e 11/10, no Instituto de Química (IQ) da UnB, com palestras plenárias, sessões temáticas e painéis. 

As palestras sobre Mudanças Climáticas e Sustentabilidade foram ministradas pelo Acadêmico Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP), e Pablo Bolaños, da Universidade da Costa Rica. Uma das palestras plenárias foi proferida por Yraima Cordeiro, professora da Faculdade de Farmácia da UFRJ e afiliada da ABC no período de 2012 a 2016. No painel Open Science, um dos apresentadores foi Brenno Amaro da Silveira Neto, professor da UnB e afiliado da ABC no período de 2014 a 2018. Já a afiliada Taís Gratieri (2021-2026) participou do painel “Genética e Biotecnologia” e a Acadêmica titular Vanderlan Bolzani integrou a mesa “Ações para aumentar a presença de grupos subrepresentados na ciência”.

Leia as matérias dos dois outros dias do evento:

Conferência na UnB destaca cientistas de ponta da América Latina no 2º dia e promove interações com alunos brasileiros

Conferência em Brasília chega ao fim com intercâmbio de ideias de cientistas das Américas e interdisciplinaridade é tendência para 2024


Sobre a TWAS e a TYAN

  • A Academia Mundial de Ciências (TWAS) tem como foco a aproximação de jovens pesquisadores para contribuir na comunicação e a cooperação entre as novas gerações de cientistas. 
  • A TWAS-LACREP é a Parceria Regional para a América Latina e Caribe da TWAS, que é sediada na ABC.
  • A TYAN é a Rede de Jovens Afiliados da TWAS.

Apoio

Além de TYAN e TWAS-LACREP, apoiaram o evento o IQ/UnB, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da UnB e o Instituto Serrapilheira.