O Acadêmico Segen Estefen será o diretor do novo Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo), cujo contrato de gestão foi celebrado em 9 de outubro, no Laboceano, situado no Parque Tecnológico, na Cidade Universitária do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos; o presidente da Finep, Celso Pansera; e o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, entre outros. 

Segen esclareceu que o Inpo tem como base a atividade da comunidade científica em temas relativos aos oceanos, com especial ênfase para a oceanografia e a engenharia oceânica. Contará com a infraestrutura já instalada, seja em solo ou embarcada. “Assim, constituímos a rede de pesquisa com inovação e infraestrutura, com a participação de mais de 20 universidades, INCTs [institutos nacionais de ciência e tecnologia] em áreas afins, grupos técnico científicos especializados, sociedades técnico-científicas e empresas – essas no contexto da aceleração da inovação”, destacou, assim como a importância do contínuo apoio da Marinha do Brasil para a instalação do Inpo. Segen Estefen agradeceu às autoridades representantes da Marinha do Brasil presentes ao evento.

“É um imenso prazer poder celebrar a assinatura do contrato de gestão entre o MCTI e a OS Inpo. Desde as primeiras discussões sobre a assinatura deste contrato se passaram dez anos. O processo de constituição de uma OS se apoia na Lei das OS e o decreto que a regulamenta, de 1017. Cumprimos todos os requisitos”, destacou.

Agradeceu, entre outros, ao Acadêmico Jerson Lima, presidente da Faperj, pelo apoio à aceleração da instalação do instituto, e à Acadêmica Marcia Barbosa, secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI e presidente do Conselho do Inpo, pela condução do processo.“O modelo de OS dará agilidade ao instituto, guardando o vínculo formal com o MCTI”, explicou.

Ele afirmou contar com a presença da ministra na inauguração da nova sede dentro do Parque Tecnológico.

Veja a sessão completa aqui.