Leia artigo do Acadêmico Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional/UFRJ e editor-chefe dos Anais da ABC:
 
“O Museu foi convidado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia para apresentar, durante o Rio Innovation Week, o que estamos fazendo para devolver esta instituição bicentenária para a sociedade, que já tem data marcada: abril de 2026!
 
Além do estande com várias atrações, pudemos interagir com o público na mesa-redonda “A Reconstrução do Museu Nacional/UFRJ – Diferentes Olhares para um Museu Inovador”. Foram falas muito estimulantes, apresentando perspectivas e olhares de diversos ângulos sobre o que deve representar essa instituição ao final da reconstrução.
 
Pai Paulo José de Ògún, Alexander Kellner, Dirk Augustin e Maria Vargas
 
Como sempre, procuramos enfatizar que não vamos conseguir reconstruir o Museu sem uma importante participação internacional, representada pelo Cônsul Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Dirk Augustin. Cabe lembrar que a Alemanha fez a doação de um milhão de euros, fundamentais para ações logo após o incêndio.
 
A diretora da ABC, Maria Vargas

Precisamos do apoio da ciência, representada na mesa-redonda por Maria Vargas, diretora da Academia Brasileira de Ciências, já que, além de acervo, o Museu é uma instituição que realiza pesquisas e forma novos cientistas. Será fundamental incorporar os conhecimentos dos povos originários, representados pelo Pai Paulo José de Ògún, sempre destacando que é de responsabilidade da instituição dar espaço para aqueles que fizeram e fazem o nosso país, o que às vezes é esquecido. Por último, como ficou claro no evento, o fator mais importante para a reconstrução é a participação da sociedade brasileira, ali presente fazendo perguntas e sugestões do que as pessoas gostariam do Museu. 
 
Além dos palestrantes e do público presente, aproveito e agradeço à Tatiane Roque pelo convite para participar do Rio Innovation Week, e à Juliana Sayão, diretora-adjunta de Integração Museu e Sociedade e ao Renato Costa da Seção de Comunicação e Relações Institucionais pelo incansável trabalho!
 
A abertura completa do Museu Nacional/UFRJ está planejada para 2028. Enquanto isso, seguimos aproveitando oportunidades como essa para manter o diálogo com a população.
 
E você, o que espera da nossa instituição?
 
Diretor do Museu Nacional/UFRJ”