Brasília (Brasil), 6 de outubro de 2023 – Após sediar o 9º Workshop Temático Internacional de Matemática da Rede de Jovens Pesquisadores da Academia Mundial de Ciências (TYAN) e 1º Workshop TYAN-Humboldt em Matemática, a Universidade de Brasília (UnB) será palco, de 9 a 11 de outubro, de mais um evento importante. A capital federal receberá a 23ª Conferência de Jovens Cientistas do Parceiro Regional da América Latina e do Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-LACREP) e a 2ª Conferência Regional da TYAN para a América Latina e Caribe

Estão confirmados no evento pesquisadores internacionais de áreas distintas da ciência. O evento trará apresentações e discussões voltadas a diferentes temas que envolvem sustentabilidade, o aumento da representatividade de grupos minoritários na ciência e a divulgação e a promoção de trabalhos científicos de qualidade.

O objetivo é promover a troca de conhecimento e experiências entre jovens cientistas, além de discutir temas importantes para o desenvolvimento da ciência na região.

A presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita, que foi afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) no período 2018-2022, fará parte da mesa de abertura da Conferência e dará as boas-vindas aos participantes na próxima segunda-feira (9). 

As atividades serão realizadas no auditório do Instituto de Química (IQ) da UnB, com palestras plenárias, sessões temáticas e painéis distribuídos diariamente no horário das 8h às 18h30. A expectativa é a presença de cerca de 100 pesquisadores de ponta do mundo todo. 

A Academia Mundial de Ciências (TWAS) tem como foco a aproximação de jovens pesquisadores para contribuir na comunicação e a cooperação entre as novas gerações de cientistas. Você pode ver a programação diária do evento neste link

Além de TYAN e TWAS-LACREP (este último sediado na ABC), apoiam o evento o IQ/UnB, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), a Academia Brasileira de Ciências, o Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da UnB e o Instituto Serrapilheira.