Com a proposta de percorrer outras regiões do Brasil, o VI Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação vai acontecer em Brasília em 2023. O evento será realizado de 19 a 21 de outubro, no Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). O membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Roberto Lent é coordenador-geral e um dos fundadores da Rede CpE.

Andréa Chiba, da Universidade da Califórnia San Diego (EUA), fará a palestra de abertura no dia 19 de outubro. Além dela, teremos a participação de duas autoridades do Ministério da Educação: a Acadêmica Denise Pires de Carvalho, Secretária de Educação Superior e Gregório Grisa, Diretor de Programas da Secretaria-Executiva.

Um dia antes do Encontro, será realizado o II Simpósio da Cátedra Unesco de Ciência para Educação como atividade satélite. Este será um evento gratuito que terá um espaço para o debate entre pesquisadores da Cátedra sobre ações que vem “Conectando Ciência e Educação” e “Desenvolvimento infantil” no Auditório da Finatec, Universidade de Brasília. Entre os palestrantes, teremos Renato Janine, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, presidente da ABC, Marlova Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil; e Mercedes Bustamante, presidente da CAPES

Inscreva-se!


Programação

O VI Encontro terá palestras, mesas-redondas e sessões de divulgação científica com a proposta de diálogo entre pesquisadores associados e professores, incluindo o grupo de afiliados chamados Amigos da Rede. Também teremos apresentações de trabalhos em forma de pôsteres e apresentações orais, e uma sessão de premiação do II Prêmio CpE no espaço escolar.

Um dos temas que o evento irá debater é “Digitalização e Inteligência Artificial na Educação”. Para isso, contaremos com falas de pesquisadores importantes da área, como Seiji Isotani, professor visitante em Educação na Universidade de Harvard (EUA), e Maurício Garcia, que atua em projetos de inovação com foco em estratégias digitais e gestão do desenvolvimento de plataformas de análise de dados e de inteligência artificial.

Aproveite a oportunidade e participe das discussões atuais sobre a ciência para educação no nosso Encontro. Acesse o site e saiba mais.

Confira a programação completa.


Serviço:

VI Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação

Data: 19 a 21 de outubro de 2023

Local: Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).

 

II Simpósio da Cátedra Unesco de Ciência para Educação

Data: 18 de outubro de 2023

Local: Auditório da Finatec da Universidade de Brasília