Renato Machado Cotta

O membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Renato Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, será o próximo contemplado com o Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr., concedido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

A cerimônia de premiação será durante o International Congress of Mechanical Engineering (COBEM), programado para Florianópolis (SC), entre os dias 4 e 8 dezembro de 2023.

A premiação é concedida a quem se destaca em função das contribuições para o desenvolvimento da engenharia e ciências mecânicas no Brasil, com conquistas científicas e tecnológicas; pela formação de recursos humanos; pela gestão científica, tecnológica e acadêmica; pela divulgação e popularização da Ciência; e pela contribuição na internacionalização da ciência brasileira.

Esta é a terceira edição do prêmio, que contemplou em 2019, o Acadêmico Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil da Coppe, e em 2021, o professor Rubens Sampaio, da PUC/RJ. O prêmio foi criado em memória do professor Leonardo Goldstein Jr., da Unicamp, falecido em 2015. Goldstein foi editor-chefe do Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (1993 a 1999) e presidente da ABCM (biênios 2002-2003 e 2004-2005).

*Adaptado de Coppe UFRJ