A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, foi homenageada com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante assembleia celebrada no dia 28 de setembro, em comemoração aos 55 anos da universidade, personalidades ligadas à academia ou à comunidade em geral foram agraciadas com honrarias que buscaram simbolizar sua importância para a instituição e para o Estado do RN.

Durante seu discursos, Helena Nader salientou a importância da valorização da ciência na sociedade (Foto: UERN)

Helena Nader destacou a alegria pelo reconhecimento, que se estendeu também para outras mulheres. “Fico muito feliz com essa homenagem. As pessoas estão lembrando de mim e eu espero que isso seja um modelo para outras mulheres. Nós termos todas essas mulheres homenageadas e termos uma mulher como reitora é um momento muito importante para a Universidade e de uma forma muito especial para as mulheres”, destacou.

Além de presidente da ABC, Nader é membra da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Durante seu discurso na assembleia, representando todas as pessoas homenageadas, a professora salientou a importância da valorização da ciência na sociedade e o esforço necessário para combater males que se tornaram mais evidentes nos últimos anos, especialmente com a pandemia da covid-19, como a desinformação e o negacionismo.

“A pandemia nos mostrou a importância de pelo menos dois Brasis distintos. Um solidário, com pessoas que se engajaram na luta contra a covid. O outro Brasil, das fake news, dos anti-ciência, do desrespeito ao outro. Mas o cenário de colaboração e solidariedade pode ser de fato o país que todos queremos, unido, fraterno, que busca a equidade, a sustentabilidade e a justiça social. Esse país está de volta, mas precisa ser reconstruído, e essa reconstrução depende de cada um de nós”, frisou a professora, que finalizou seu discurso fazendo um convite para que a comunidade acadêmica participe da celebração do Dia Nacional da Cidadania, em 5 de outubro.

Leia a matéria da UERN sobre a cerimônia.

Helena Nader (centro), com a reitora da UERN, Cicília Raquel Maia Leita (à esquerda), e a governadora do RN e chanceler da universidade, Fátima Bezerra (à direita) (Foto: UERN)

Assista ao evento completo: