O simpósio “Avançando na descoberta de medicamentos para doenças negligenciadas em áreas endêmicas” ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para celebrar os 10 anos do consórcio Lead Optimization Latin America (LOLA).

Sediado no Brasil e focado nas doenças de Chagas e leishmaniose, o LOLA é uma parceria focada na descoberta de medicamentos para essas doenças negligenciadas. Liderada pela organização de P&D sem fins lucrativos Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) em parceria com a Unicamp e a Universidade de São Paulo (USP) e apoiada pela Fapesp.

O evento será organizado pelo membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Luiz Carlos Dias, professor do Instituto de Química da Unicamp (IQ/UNICAMP) e pela DNDi, será gratuito, presencial e com transmissão online, para maior engajamento da comunidade acadêmica e científica. A presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, também estará na mesa de abertura e ministrará a palestra “Preparando o cenário – Desafios da Ciência e da Saúde Pública na América Latina”. O presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Adriano Andricopulo, é outro membro da ABC confirmado na abertura.

O primeiro dia do simpósio incluirá apresentações e discussões sobre as conquistas do projeto LOLA, descoberta de medicamentos em áreas endêmicas, exploração do potencial da biodiversidade e descoberta de medicamentos antivirais, enquanto o segundo dia se concentrará nos desenvolvimentos da indústria farmacêutica global na luta contra doenças tropicais negligenciadas e a aplicação de novas tecnologias e abordagens.

Os dois dias contarão com palestras de especialistas internacionais da academia e da indústria. Além disso, o evento contará com sessão de pôsteres e mesas redondas sobre temas como fortalecimento de capacidades, inovação sustentável e comunicação científica, além de um encontro fechado para o desenvolvimento de novas colaborações.

Os interessados sobre panorama atual de desenvolvimento de drogas no mundo têm até o dia 29 de setembro para realizar inscrições e submeter resumos, caso queiram apresentar trabalhos.

Inscreva sua pesquisa para a apresentação de pôsteres.

Acesse o site oficial do evento.

Confira a programação completa.


Serviço:

Evento: Simpósio “Avançando na descoberta de medicamentos para doenças negligenciadas em áreas endêmicas”, do consórcio Lead Optimization Latin America (LOLA)

Dias: 19 e 20 de outubro

Local: Instituto de Geociências da Unicamp. R. Carlos Gomes, 250 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-855.