O físico Paulo Artaxo, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi entrevistado pelo Jornal da CBN no dia 22 de setembro. Artaxo é especialista em mudanças climáticas e foi convidado no contexto da onda de calor que atinge o Brasil, fenômeno intimamente ligado com a alteração no clima do planeta.

“O Brasil é muito vulnerável às mudanças climáticas”, afirmou o Acadêmico. Para Artaxo, o país precisa urgentemente se adaptar a essa nova realidade. O cenário atual ainda é agravado pelo El Niño – o aquecimento periódico das águas do Pacífico – que causa alterações na dinâmica climática da região. Climatologistas alertam que o fenômeno desse ano deve ser ainda mais intenso do que os anteriores, e as mudanças climáticas também são causa disso.

O cientista reforçou que o Brasil tem papel crucial na mitigação climática protegendo a Amazônia, o maior reservatório de carbono do planeta. Ele criticou a vagarosidade com que as discussões sobre o tema avançam no âmbito da geopolítica. “Apesar da ciência alertar há 50 anos, muito pouco foi feito até agora”, disse.

Ouça a entrevista completa na Rádio CBN.