O projeto do Centro de Pesquisa Aplicada em Ciência de Dados para a Indústria Inteligente (CPA-CDI2) proposto pelo CEPID-CEMEAI em uma chamada FAPESP para criação de Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) em Inteligência Artificial, lançada em 2021, foi um dos vencedores como anunciou a Fundação neste comunicado divulgado no último dia 04 de setembro.

Foram selecionadas quatro propostas que resultarão na implantação de um centro em São Paulo, outro no Rio de Janeiro e dois em Pernambuco – todos com a missão de desenvolver pesquisas (científicas, tecnológicas e de inovação) orientadas à resolução de problemas e baseadas em inteligência artificial.

O centro paulista estará sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, onde também fica o CeMEAI. O diretor do CeMEAI, José Alberto Cuminato, membro titular da ABC, é um dos pesquisadores principais do novo CPA. Outra sede estará no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp), sob responsabilidade do pesquisador Alexandre Xavier Falcão. E outras duas, no Departamento de Computação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, cujo pesquisador principal é João Paulo Papa e no Instituto Avançado para Inteligência Artificial (AI2), também da Unesp, coordenado por Sergio Ferraz Novaes.

Trata-se de um convênio de cooperação científica e tecnológica firmado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério das Comunicações (MCom) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O Acadêmico José Alberto Cuminato

“O CPA-CDI2 deve realizar pesquisas ousadas de excelência internacional em inteligência artificial. Suas atividades também devem contribuir substancialmente para a formação de recursos humanos qualificados nessa área para o país”, disse Cuminato.

A principal missão dos centros aprovados pela FAPESP é o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à resolução de problemas.

“Neste contexto, a parceria com o Senai-SP e colaboração de pesquisadores referências na área de outras universidades paulistas fortalece o nosso projeto, criando uma rede de especialistas pensando o futuro da indústria brasileira com conhecimento e tecnologias efetivamente aplicadas em benefício da sociedade”.

Cada CPA será contratado por um período de cinco anos renovável por tempo similar, de acordo com os resultados mensurados.