Confira a coluna do Acadêmico e diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, sobre os cinco anos do trágico incêndio que destruiu o museu:

Alexander Kellner, Diretor do Museu Nacional

Em todo aniversário ou passagem de datas de eventos que nos marcaram ou que tenham significado especial, temos uma tendência de realizar uma reflexão sobre o que tem ocorrido ao longo dos anos. A passagem de mais um ano do que pode ser considerada a maior tragédia no campo científico e cultural do país — o incêndio do Paço de São Cristóvão – Museu Nacional/UFRJ, não seria diferente. Ainda mais quando estamos falando de cinco anos…

Muito aconteceu e essa data não tem passado despercebida pela sociedade e pela imprensa. Foram diversas as matérias que já saíram e que ainda sairão no decorrer dos próximos dias. Algumas retratam com mais fidelidade o que procuramos passar, outras entram em aspectos um pouco distintos. De qualquer forma, sou pessoalmente muito grato pelo interesse. Afinal, o diretor não pode se furtar a dar esclarecimentos à sociedade…

Confesso que teria preferido uma coletiva de imprensa como sempre fizemos nessa data, mas os parceiros acharam por bem fazer diferente neste ano. A todos os profissionais da mídia que me procuraram, iniciei a mesma fala: a de agradecimento ao novo governo, em especial ao Ministério da Educação, pela sensibilidade para com o Museu. É muito bom ter pessoas sérias com o objetivo da atuar de forma conjunta para que este equipamento cultural possa novamente maravilhar os visitantes! Como já disse por diversas vezes, queremos ser um museu de história natural e antropologia inovador, sustentável e acessível, que promova a valorização do patrimônio científico e cultural e que, pelo olhar da ciência, convide à reflexão sobre o mundo que nos cerca, ao mesmo tempo que nos leve a sonhar… E tudo isso, sem perder essa importante vertente histórica da instituição que tanto enriquece o país.

Enquanto isso não acontece, estamos nos esforçando para trazer cultura e ciência em eventos na Quinta da Boa Vista, como neste domingo, 03 de setembro, das 10h às 17h30! Celebramos as conquistas destes 5 anos de reconstrução. Foram muitas! Espero que todos tenham aproveitado, pois foi feito com muito carinho!

O Museu Nacional VIVE!

Alexander W. A. Kellner

Diretor do Museu Nacional


Confira algumas repercussões na mídia:

Festival Museu Nacional Vive leva público à Quinta da Boa Vista – Agência Brasil, 03/09/2023

Evento marca cinco anos de reconstrução do espaço após incêndio.

Cinco anos após incêndio, Museu Nacional promove festival e confirma data de reabertura para 2026 – O Dia, 03/09/2023

‘Nosso objetivo é mostrar que o museu está vivo’, disse Alexander Kellner, diretor da instituição.

Museu Nacional anuncia reabertura para abril de 2026 – Bom Dia Rio, 04/09/2023

Evento marcou cinco anos do incêndio que atingiu o museu na Quinta da Boa Vista.