Jaqueline Mesquita recebeu o prêmio “Science, she says!” do Ministério das Relações Exteriores italiano em março deste ano

A membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências e nova presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)Jaqueline Godoy Mesquita, foi condecorada Cavaleira da Ordem da Estrela da Itália, honraria concedida pelo Governo Italiano em reconhecimento à atuação notória na promoção das relações entre o Brasil e o país europeu. 

A comenda, com insígnia e certificado, foi aprovada e foi concedida pelo embaixador italiano, Francesco Azzarello, em cerimônia que ocorrerá no dia 4 de setembro, na Embaixada da Itália, em Brasília. Tal condecoração, que se qualifica como uma honra civil da Itália, recompensa os cidadãos que se destacaram na promoção das relações de amizade e colaboração entre o país e outras nações.

“É uma grande honra para mim. Mas, assim como todo reconhecimento, ele vem com uma grande responsabilidade, que é a de promover e encorajar ainda mais a colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Itália, por meio de projetos bilaterais e engajamento científico de ambas as partes. Já estamos planejando para 2026 a 2ª edição do Encontro Conjunto Brasil-Itália em Matemática em Milão, na Itália. Com certeza, também durante a minha gestão à frente da SBM, tentarei estimular ainda mais a cooperação entre Brasil e Itália na área de Matemática e na fronteira do conhecimento”, confirma a professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB).

Terceira mulher a presidir a SBM na história, Jaqueline é uma das maiores referências no país na área de análise matemática, com foco em equações diferenciais com retardamento, nicho que lhe rendeu prêmios nacionais e no exterior. A roraimense de 37 anos é membra da Academia Mundial de Ciências (TWAS, sigla em inglês), afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e embaixadora do Comitê de Mulheres Matemáticas da União Matemática Internacional (IMU).

Sobre a Condecoração

A Ordem da Estrela (Ordine della Stella d’Italia) é uma das cinco ordens de cavalaria concedidas a cidadãos ou estrangeiros por serviços prestados à Itália. Ela foi criada em 1947 com o intuito de homenagear expatriados e indivíduos de outras nações que contribuíram para a reconstrução do país da Península Itálica após a II Guerra Mundial.

A partir de 2011, a Ordem passou por transformações de maneira a prestar homenagem também ao patriotismo italiano no exterior. Nomear como Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália é um ato hoje que visa reconhecer e saudar os grandes feitos e conquistas em prol das relações dos italianos no exterior.

Confira no site da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).