O Acadêmico Edmundo de Souza e Silva

O engenheiro eletrônico Edmundo de Souza e Silva, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, participará da série de seminários do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coope/UFRJ para 2023. A palestra será no dia 13 de setembro, às 11 horas, na sala H-324B do Centro de Tecnologia da UFRJ, e terá transmissão ao vivo pelo canal da PESC no YouTube.

O Acadêmico foi recentemente agraciado com o prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e ministrará a palestra “Atenção (com os Fundamentos de Computação) é (Quase) Tudo o que Precisamos: o papel dos modelos de sistemas de computação e sua conexão com Aprendizado de Máquina baseado em Modelos”.

A exposição começa com uma breve digressão sobre os mitos e potencialidades dos “Large Language Models” para o ensino e a pesquisa. Prossegue então para o seu objetivo principal: mostrar o papel fundamental dos modelos de sistemas computacionais em vários domínios da Computação e destacar como o entendimento do que é um modelo – e da teoria de suporte dos mesmos – fornecem os fundamentos para algoritmos de Aprendizado de Máquina.

Saiba mais sobre os Seminários PESC 2023.


Sobre o Acadêmico:

Edmundo de Souza e Silva é Engenheiro Eletrônico pela PUC-RJ, obteve o mestrado em Engenharia Elétrica também pela PUC-RJ, e o doutorado em Ciência da Computação pela Universidade da California, Los Angeles (UCLA) em 1984.  Foi professor/pesquisador visitante de renomados centros de pesquisa e universidades nos EUA, Japão, China e Europa.

Edmundo pertenceu ao ACM/SIGMETRICS Board of Directors (2001-2005) e foi Chair do IFIP WG 7.3 (Jan/2008 a Jul/2014).  Foi membro do Comitê Assessor do CNPq (1991-1994 e 1999-2001), na CAPES foi Coordenador-Adjunto e Coodenador de Área de Ciência da Computação nos triênios 2002-2005 e 2008-2010, respectivamente. Foi co-presidente do Comitê Técnico de Programa de importantes conferências internacionais do IEEE, ACM e IFIP e no Brasil do SBRC’1998, e Coordenador Geral da XXI Escola de Computação de 1998.  Atualmente é membro do Comitê de Avaliação da RNP, e membro do Editorial Board do periódico ACM Transactions on Modeling and Performance Evaluation of Computing Systems.

Ao longo de sua carreira, recebeu honrarias como “Sócio Destaque do Ano” da SBC em 2011, “Prêmio Destaque SBRC/SBC” em 2012, o título “Construtores da Internet” da RNP em 2017, em 2020 foi um dos homenageados com o prêmio “Destaques em Governança da Internet no Brasil” do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Em 2023 recebeu o prêmio “Mérito Científico” da SBC.

Edmundo é pesquisador 1-A do CNPq, e desde 2000 é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. É membro da Academia Brasileira de Ciências, membro da Academia Nacional de Engenharia e em 2008 recebeu a comenda da Ordem Nacional de Mérito Científico.

Edmundo é Professor Titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Desde 2000 tem participado no projeto CEDERJ de educação a distância no estado do Rio de Janeiro. Suas áreas de interesse incluem a modelagem e análise de sistemas de computação, redes de comunicação de dados e Aprendizado de Máquina.