Na manhã desta sexta-feira, 18 de agosto, foram inaugurados os retratos oficiais dos ex-presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC) José Israel Vargas (1991 – 1993) e Luiz Davidovich (2016 – 2022) na sede da Academia, no Centro do Rio de Janeiro. 

José Israel Vargas foi vice-presidente nas diretorias de Maurício Peixoto (1981 – 1991) e Oscar Sala (1991 – 1993), assumindo a presidência após este último precisar se afastar por problemas de saúde. Já Luis Davidovich foi eleito para dois mandatos, de 2016 a 2019 e de 2019 a 2022, estando à frente da ABC em um dos períodos mais desafiadores para a ciência brasileira. 

Estiverm presentes na cerimônia a presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, o vice-presidente Jailson Bittencourt de Andrade, e as diretoras Patricia Torres Bozza e Maria Domingues Vargas. “É um dia muito especial para a Academia”, disse a presidente, “Ter pessoas desse gabarito à frente da instituição é o que nos fez chegar até aqui hoje. Essa casa só pode lhes dizer ‘muito obrigado!’”, agradeceu. 

Por questões de saúde, José Israel Vargas não pôde comparecer e foi representado por suas filhas, Cláudia e Maria Vargas, esta última membra da atual diretoria. “Gostaria de agradecer por meu pai estar sendo homenageado ainda em vida, mesmo que à distância. Esse retrato é um reconhecimento às décadas de trabalho que ele doou à Academia”, disse Maria Vargas 

Luiz Davidovich esteve na cerimônia acompanhado de sua esposa, Solange Cantanhede. “A Academia foi construída por todos seus presidentes, desde o primeiro, Henrique Morize, que já no início do século XX falava da importância não só da pesquisa mas da educação básica”, afirmou Davidovich. “Creio que esses valores se ampliaram nos últimos anos, passamos a defender com empenho também a democracia, a liberdade de expressão e de ciência. É uma luta centenária e que continua, agora com um pouco mais de esperança do que ano passado, mas em que precisamos continuar cobrando pois o caminho é longo”, complementou. 

Após a cerimônia os participantes realizaram um almoço de confraternização na sede da Academia. 


Cláudia e Maria Vargas inauguraram o retrato do pai, o ex-presidente José Israel Vargas (Foto: Bruna Sampaio)

O ex-presidente Luiz Davidovich inaugurou seu retrato ao lado da esposa, Solange Cantanhede (Foto: Bruna Sampaio)

Da esquerda para a direita: Helena Nader, Maria Vargas, Jailson Bittencourt, Patricia Bozza e Cláudia Vargas (Foto: Bruna Sampaio)