Morreu, aos 89 anos, o físico e Acadêmico Helion Vargas, pioneiro na pesquisa em fotoacústica e fototérmica e suas aplicações. Ele foi docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 1974 a 1993, e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) a partir de 1996, tendo se tornado professor emérito em 2015. Atuou também como professor visitante em universidades da Inglaterra (Nottingham), Alemanha (Bochum), Holanda (Nigmen) e do México (Instituto de Estudos Avançados).

Nascido em Paracatu (MG), em 5 de junho de 1934, foi um líder natural nos esportes e na ciência. Nas décadas de 1950 e 60, Helion Vargas, o Helinho, foi jogador de basquete no Minas Tênis Clube, quando conquistou o título de campeão brasileiro invicto e, em seguida, foi técnico da seleção mineira no campeonato brasileiro universitário, sagrando-se um dos melhores técnicos da modalidade no país. Entretanto, interrompeu a carreira após aprovação em concurso público para taquígrafo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Finalmente, como dizia, resolveu estudar! Formou-se bacharel em física na UFMG (1963), mestre em física na USP (1966) e doutor em física na Universidade de Grenoble, França (1973).

Extremamente criativo, trabalhador obstinado – às vezes encontrado dormindo no chão do laboratório para seguir um experimento –, um desbravador. Com vasta experiência em física experimental, Helion investigou uma enorme gama de problemas envolvendo as técnicas de ressonância magnética nuclear e eletrônica, os fenômenos fototérmicos e fotoacústicos, propriedades óticas e térmicas de sólidos orgânicos e inorgânicos, gases, sistemas biológicos e meio ambiente. Além dos quase 300 artigos publicados em prestigiosos periódicos, dois livros e vários capítulos de livros, sua contribuição científica inclui a formação de mais de 70 mestres e doutores no Brasil e nos diversos países em que trabalhou, sendo sua maior alegria acompanhar o sucesso dos ex-alunos.

Expressiva liderança científica nacional e internacional, ao longo da sua carreira recebeu vários prêmios e destaques: o Prêmio Zeferino Vaz, Unicamp (1991); membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1994), fellow da Mexican National Research Foundation (1996); Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, oferecido pela Presidência da República (1998); e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2000).

Em 2011 foi homenageado com o mais alto prêmio conferido pela Comunidade Científica Internacional de Fenômenos Fototérmicos e Fotoacústicos, pela sua relevante contribuição nesta área (Senior Prize of the IPPA, International Photoacoustic and Photothermal Association). Em 2013 recebeu a medalha Darcy Ribeiro pelos trabalhos relevantes produzidos na Uenf.

Helion Vargas faleceu em Atlanta (EUA), em 12/08/2023. Deixou esposa, Anna Maria Costa Vargas, três filhos, João Helion, Zaíra e Mônica, e cinco netos.

José Israel Vargas e Maria Domingues Vargas