O Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa (Gemaa), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), colocou em dados a difícil realidade das mulheres que buscam ascender em carreiras científicas e acadêmicas. Pesquisa realizada esse ano mostra que o “efeito tesoura” – ou seja, a diminuição do número de mulheres à medida que a carreira progride – existe em todos os campos do conhecimento, mas essa desigualdade é maior nas chamadas ciências duras, como física, matemática e engenharia.

É exatamente sobre essa realidade o tema da próxima palestra do projeto Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável. A secretária de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE) do MCTI, Marcia Barbosa, vai estar no MAST dia 16 de agosto, às 14h, para debater sobre ciência e desigualdade de gênero. Também haverá emissão de certificado para os participantes.

Marcia Barbosa possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professora e pesquisadora. É ainda membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Em 2022 foi escolhida pela revista Forbes como uma das 16 cientistas brasileiras que fizeram história. Por seu trabalho em prol da ciência, foi condecorada com a Medalha do Mérito Científico como Comendadora em 2018.