A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoveu, na sua 75a Reunião Anual, uma sessão especial que marcou o início das comemorações do centenário de nascimento do cientista Cesar Lattes, que foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Na mesa, os historiadores da ciência Ildeu Moreira (UFRJ) – ganhador da medalha Henrique Morize 2021, oferecida pela ABC -, Antonio Augusto Videira (UERJ), Iramaia de Paulo (UFMT) e Ivã Gurgel (USP) bucaram retratar a personalidade, a formação e a carreira do físico de renome internacional.

Antonio Augusto Videira, Ivã Gurgel, Ildeu Moreira e Iramaia de Paulo

Ildeu Moreira, está responsável, em nome da SBPC, por coordenar um grupo de trabalho para organizar as comemorações, em 2024. O grupo é formado por várias instituições brasileiras, incluindo a ABC, e realizará um grande evento em celebração à memória de Lattes. 

Gurgel abordou aspectos da formação de Cesar Lattes na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da USP, na década de 40, onde foi bastante influenciado pelo professor Gleb Wataghin. Iramaia de Paulo mostrou fotos e depoimentos da passagem de Lattes pela Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, entre 1987 e 1989.

Já Antônio Videira apresentou uma gama enorme de fotografias e é conhecedor de detalhes que nem sempre constam nas biografias oficiais do homenageado, como sua dificuldade em lidar com a doença psiquiátrica contra a qual ele lutou por grande parte de sua vida.

Em 2024 também serão comemorados o aniversário de 100 anos do geógrafo Aziz Ab’Saber e da engenheira agrônoma Johanna Döbereiner. Os preparativos para a celebração do centenário de Döbereiner já vem mobilizando várias instituições, por iniciativa da ABC.