Confira a reportagem do jornal O Globo sobre o recente relatório da Elsevier que indicou uma queda na produção científica brasileira maior do que em qualquer outro país do mundo. O jornalista Rafael Garcia ouviu a presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, e o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro

A produção científica do Brasil registrou uma queda anual em 2022, um fato inédito desde que o índice é monitorado pela base de dados Scopus/Elsevier, que monitora a publicação de artigos acadêmicos em todo o mundo. No ano passado, cientistas brasileiros publicaram 7,4% menos do que em 2021.

A queda foi a primeira registrada desde 1996, quando começa a série de dados. O país não foi o único país que apresentou queda em 2022. Outras 23 nações do mesmo porte tiveram recuos na pandemia (foram avaliados aqueles que produzem mais de 10 mil artigos por ano, totalizando 51 países).

O Brasil, porém, foi o país que sofreu a maior queda percentual de produção científica, empatado com a Ucrânia, que está em guerra. Em 2022, brasileiros publicaram 74.570 estudos, contra 80.499 em 2021.

Em um relatório da Elsevier em parceria com a Agência Bori de comunicação científica, publicado nesta segunda-feira, cientistas apontam a pandemia de Covid-19 como fator principal por trás da queda. Apesar de o impacto maior ter sido em 2020, ele só começa a se refletir em 2022, por causa do intervalo grande que projetos de pesquisa costumam ter entre a realização, redação e publicação.

(…)

Leia a matéria completa no jornal O Globo.