Nos últimos anos, muitas crianças têm apresentado puberdade precoce, gerando grande preocupação aos pais. Puberdade precoce é o início do desenvolvimento sexual antes dos oito anos nas meninas e nove anos nos meninos.

A falta de tratamento pode resultar na perda da estatura adulta (redução de 10 a 20 cm no potencial de altura). É importante investigar a causa da puberdade precoce porque ela pode também estar associada a algumas alterações hormonais que necessitam de tratamento.

Nos meninos, mais de 50% dos casos de puberdade precoce são associados a tumores no sistema nervoso central. Um estudo original coordenado pela Acadêmica Ana Claudia Latronico, do Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (USP), identificou novos defeitos genéticos no cromossomo X em meninas com puberdade precoce de origem central, reforçando a importância de fatores genéticos na causa da puberdade precoce.

O estudo foi publicado na revista Lancet Diabetes and Endocrinology no mês de junho e mereceu especial atenção da comunidade científica, tendo inclusive sido o tema de um Editorial da publicação. Confira!