A pesquisadora Nara Quintão, docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali e membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) eleita para o período 2019-2024, participou recentemente do Science Day, um evento promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, desde 2019.

A proposta do evento é criar uma experiência extramuros da universidade, em que pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação se reúnam para estabelecer contatos, trocar ideias em torno de temas de interesse comum no campo da ciência e gerar possibilidades de interação intra e interáreas do conhecimento.

“Nas primeiras edições, partiu-se de uma perspectiva local, rompendo fronteiras entre grupos de pesquisa da Univali”, relata Quintão.  O objetivo principal era possibilitar que pesquisadores de diferentes áreas de estudo da universidade se conhecessem, discutissem suas pesquisas de maneira informal e dinâmica, encontrando pontos de convergência entre seus estudos.

A partir da quarta edição, ocorrida no dia 22 de junho de 2023, o Science Day se consolidou e ultrapassou as fronteiras locais ao promover a interação e o intercâmbio científico internacional. “Manteve-se o espírito dinâmico e descontraído e, ao mesmo tempo, criaram-se espaços interinstitucionais de discussão entre grupos de pesquisa de diferentes países e áreas de investigação”, explicou a coordenadora do Science Day, Regina Célia Linhares Hostins, que é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali.

Nessa edição, registrou-se intensa troca de experiências entre grupos de pesquisa da Univali-SC (Brasil) e de outras instituições renomadas, como: a Universidade de Alicante (Espanha), a Universidade de Perúgia (Itália), a Universidade de Delaware (USA), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Algarve (Portugal), a Universidade Politécnica de Setúbal (Portugal), o Instituto Politécnico da Universidade Portalegre (Portugal), a  Universidade de Nova de Lisboa (Portugal), o Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), a Universidade de Kyoto (Japão), a Universidade Simón Bolivar (Bolívia), a Universidade Mayor de San Andrés (Colômbia).

O formato híbrido do evento, com sessões remotas pela manhã e presenciais à tarde, favoreceu a ampliação do número de participantes, a atração de pesquisadores de outros continentes, o fortalecimento da cooperação científica internacional e a criação de espaços interinstitucionais de discussão de pesquisas científicas e temas de interesse supranacional.

Nara Quintão coordenou e intermediou a sessão de pesquisa de atividades biológicas de produtos naturais e sintéticos. A sessão contou com a participação internacional dos pesquisadores italianos Maria Laura Belladonna, do Departamento de Medicina e Cirurgia da Universidade de Perúgia, na Itália, e Leonardo Leonardi, do Departamento de Medicina Veterinária da mesma universidade. Ela ressaltou a importância do evento para a instituição: ““Estou na Univali desde 2007 e a criação do Science Day representou um marco importante no desenvolvimento científico da instituição. Participo desde sua primeira edição e o que me chamou a atenção foi a oportunidade de conhecer pesquisadores de diferentes áreas e poder compreender a pesquisa na Univali de forma global. Saber que a pesquisa de fato está atrelada ao ensino e extensão e que a instituição tem orgulho em divulgar a sociedade o que produz em ciência é muito gratificante e nos incentiva a prosseguir investigando e formando novos cientistas”.

A Univali pretende continuar investindo nessa proposta, pois considera que o cultivo de relações entre pares acadêmicos de diferentes nações potencializa o crescimento dos grupos e das universidades envolvidos, viabiliza as aplicações conjuntas de fundos e transferência de tecnologia e amplia o debate da ciência em torno do amplo espectro de desafios emergentes, nas diferentes áreas e em diferentes escalas – regional, nacional e global.

Veja alguns momentos do Science Day 2023 no YouTube e inspire-se para fazer algo no gênero na sua universidade!