Leia matéria publicada pela Capes em 23 de junho:

A Acadêmica Mercedes Bustamante, presidente da CAPES participou, dessa quinta-feira, 22 de junho, de audiência na Câmara dos Deputados. Organizada pelas comissões de Legislação Participativa e de Educação, a reunião debateu a importância da educação climática no Brasil, no contexto da crise climática mundial. 

Professora da Universidade de Brasília (UnB) e especialista na área, Bustamante foi convidada para compor a mesa de discussão. Ela ressaltou que são nos espaços curriculares e de aprendizado formal e informal que que se encontrará a oportunidade de mudança. “Precisamos trabalhar a educação para ajudar a combater a mudança climática”, pontuou. 

Na apresentação, a presidente da CAPES mostrou aos parlamentares e demais participantes da comissão que “A educação e a ciência têm uma contribuição fundamental. Elas são os grandes motores de transformação da sociedade. A educação sobre mudanças climáticas permite dar às crianças e aos jovens uma ‘voz’ e uma ‘mão’ na reparação do clima”, disse. 

Dentro da área de atuação da CAPES está a formação inicial de continuada de professores. Por isso, a gestora também lembrou que, além da educação dos alunos, é imprescindível pensar na preparação dos educadores para lidarem com o tema em sala de aula. “Os professores em formação já enfrentam dificuldades com a complexidade científica da mudança climática”. E completou “Implica, também, em agregar conhecimentos que vem da química, da física, da biologia, das ciências da terra e todo o conjunto de ciências que conhecemos como humanidades”.

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES fala na audiência na Câmara dos Deputados, Importância da educação climática no Brasil. (Foto: Naiara Demarco – CGCOM/CAPES)

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