Confira a matéria publicada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em 12 de junho:

Com a proximidade da aprovação do Plano Anual de Investimentos (PAI) do FNDCT, a Finep convidou a diretoria da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) para debater as prioridades para investimento pelo Fundo, do qual a Finep é secretaria-executiva.

A reunião aconteceu em 12 de junho na sede da Financiadora e contou com a participação do presidente da ICTP.br, Fábio Gomes; da presidente da ABC (Academia Brasileira de Ciências), Helena Nader; do presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Renato Janine; do presidente do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), Odir Dellagostin; do vice-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Dácio Matheus; da diretora da SBPC, Francilene Garcia; do presidente do Confies (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), Antonio Fernando; vice-presidente da ABC, Jaílson de Andrade; e do gerente executivo do Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação), Alberto Peverati Filho.

O presidente da Finep, Celso Pansera, que está em Israel participando de programa de imersão em sistemas de Inovação do Movimento Empresarial pela Inovação (MEI/CNI), abriu a reunião destacando que a vontade científica deve ser refletida no PAI 2023-2024.

A presidente da ABC, Helena Nader, demonstrou preocupação com o prazo para execução dos quase R$ 10 bilhões do FNDCT em menos de seis meses. “Não será uma tarefa trivial, mas estamos juntos”, reafirmou o presidente da SBPC, Renato Janine. “Temos agora uma oportunidade de crescimento coletivo”, reforçou o presidente do Confap, Odir Dellagostin, que sugeriu também que o documento contemple formas de fortalecer os sistemas estaduais de C,T&I por meio das FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa).

O presidente Celso Pansera encaminhará o documento com as sugestões da ICTP.br e da Finep para a Presidência do Conselho Diretor do FNDCT. O PAI 2023-2024 deve ser aprovado na próxima reunião do CD, que está prevista para dia 28 de junho.

Pela Finep, estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Carlos Alberto Aragão; o chefe de Gabinete, Fernando Peregrino; o diretor de Inovação, Elias Ramos; a diretora de Administração, Janaína Prevot; os assessores da Presidência, Luiz Davidovich e Edward Brasil; Márcio Girão, superintendente de Planejamento; e Rodrigo Costa, da gerente substituto da Cooperação Internacional.

Diretoria da Iniciativa pela Ciência e Tecnologia no Parlamento reunida na sede da Finep