Que dia estimulante, daqueles que lavam a nossa alma! Trabalhamos com muito carinho e o público lotou a Quinta da Boa Vista para comemorar o aniversário de 205 anos do Museu Nacional/UFRJ! Desde cedo, antes mesmo das 10h, horário estipulado para o início das atividades, adultos e crianças se aglomeravam em frente às tendas.

Havia dois núcleos principais – a tenda científica e a tenda cultural. Na tenda cientifica, em 25 espaços diferentes, pesquisadores, técnicos e estudantes mostravam um pouco do que o Museu realiza em termos de pesquisa, usando uma linguagem acessível e proporcionando experiências de encantamento.

Foram exibidos exemplares da nossa biodiversidade, como peixes, sendo apresentadas técnicas de identificação utilizando sequências de DNA. Em uma mesa foram exibidos aracnídeos, que são as aranhas e os escorpiões, procurando desmitificar a noção de que são todos altamente perigosos, porque não é bem assim.

Em termos de botânica, espécies que vivem na região costeira no Rio foram exibidas por intermédio de um jogo. Os insetos e a sua importância na natureza e sociedade também fizeram bastante sucesso. Sem contar com as antigas e novas coleções afro-brasileiras.

Claro que não podiam faltar os fósseis, inclusive ossos e réplicas de dinossauros, que tanto maravilham as pessoas. As atividades da Seção de Assistência ao Ensino, com passeios pelo parque e a suas coleções, também foram muito procuradas. E havia até mesmo um quadriciclo utilizado em pesquisas na Antártica, onde os visitantes podiam sentar e tirar fotos.

Na tenda cultural houve uma apresentação de Roda de Jongo, organizado pelo Quilombo Quilombá de Magé. Antes, o Unicirco Marcos Frota alegrou crianças e adultos com brincadeiras e acrobacias. Também ocorreu a Feira Junta Local, com produtos naturais.

Foi tudo muito lindo. São Pedro ajudou e o sol brilhou o dia inteiro. E o fechamento do evento foi ao som do grupo Samba Que Elas Querem, composto por artistas femininas.

Ano que vem tem mais, ou, quem sabe, talvez até antes…

Alexander Kellner

Diretor do Museu Nacional/UFRJ.

A quinta da Boa Vista ficou lotada de visitantes para comemorar os 205 anos do Museu Nacional