No dia 11 de junho, faleceu o Acadêmico Fábio de Melo Sene. Formado em história natural em 1966, pela Universidade de São Paulo, desde a graduação se interessou pela área de genética, tendo bolsa de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Fez mestrado (1970) e doutoramento (1973) na Universidade de São Paulo (USP), onde foi contratado como docente em 1969 e era professor titular.  

Fez dois pós-doutoramentos no exterior, sendo um de 18 meses na Universidade do Havaí, Estados Unidos, em 1974-1975, com bolsa da Fapesp), e outro de 12 meses na Universidade do Arizona, Estados Unidos, em 1988, com bolsa do CNPq. Em 1985, transferiu-se da USP/São Paulo para a USP/Ribeirão Preto. Como professor titular e chefe do Laboratório de Genética nas duas unidades, sempre se caracterizou como um formador de recursos humanos, com intensa atividade docente nos níveis de graduação e pós-graduação.

Sua área de atuação principal é a genética do processo evolutivo, onde tem concentrado seus trabalhos nos processos genéticos envolvidos na diferenciação das populações naturais em ambientes tropicais e subtropicais da América do Sul. Suas pesquisas caracterizam-se por uma harmoniosa combinação de trabalhos de campo, laboratório e análise estatística. Relacionam-se elas com a variabilidade a nível molecular, bioquímico, citogenético e de genética do comportamento, e questões vinculadas de distribuição geográfica e especiação no gênero Drosophila.

Além de ser membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Sene integrou várias organizações científicas, como a Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Sempre exerceu intensa atividade junto à Sociedade Brasileira de Genética, onde foi membro da Diretoria como tesoureiro por duas vezes, foi editor de livros e editor chefe da revista da SBG Genetics and Molecular Biology. É pesquisador emérito do CNPq e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, título concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia a personalidades que se distinguiram por suas relevantes contribuições à ciência e à tecnologia. É autor dos livros “Genética e Evolução” (EPU, 1981) e “Cada Caso…Um Caso. Puro Acaso: os processos de evolução biológica dos seres vivos” (SBG, 1ª edição em 2009 e 2ª edição em 2016).

A ABC lamenta a perda de seu membro titutlar e cumprimenta a família e  os amigos.