Nos dias 1º e 2 de maio, a Acadêmica Patricia Bozza representou a ABC na reunião temática do S20 (Science 20) sobre Saúde Holística Universal, realizada na Ilha de Bangaram, no Território da União de Lakshadweep, na Índia. O Brasil teve posição de destaque na reunião, com Bozza enfatizando a importância do acesso universal à saúde com equidade, bem como a necessidade de cooperação global para a redução da desigualdade em saúde, especialmente no que se refere à transferência de tecnologia para o preparo de insumos e o enfrentamento de futuras emergências em saúde.

Patricia Bozza no pódio, representando a ABC

Também foram discutidas estratégias para enfrentar os desafios de saúde mental, que foram agravados pela pandemia. Outro aspecto destacado pela ABC como prioridade nas pesquisas e cooperações globais foram os impactos das mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, que afetam direta ou indiretamente a saúde e o bem-estar humanos e a sustentabilidade da sociedade.

Como funcionou o S20

Com o tema geral “Ciência Disruptiva para o Desenvolvimento Sustentável e Inovador”, as discussões do S20 em 2023 se deram a partir de três tópicos principais: “Energia limpa para um futuro mais verde” (Prof. Julio Romano Meneghini, USP), “Saúde holística universal” (Patricia Bozza) e “Conectando ciência, sociedade e cultura” (Ruben Oliven).

Cada um dos tópicos foi discutido em reuniões com representantes das Academias do S20, visando a elaboração de documentos temáticos. Para subsidiar a participação da Academia nas temáticas da iniciativa, de forma que as prioridades para o Brasil em cada tópico fossem contempladas, a ABC formou grupos de trabalho (GTs), sendo que um deles foi o apresentado acima. 

Cientistas de todo o mundo, especialistas em suas áreas, no grupo que debateu Saúde Holística Universal, na Índia