Um dos maiores pesquisadores brasileiros, o professor Wanderley de Souza – ex-presidente da Finep e, atualmente, assessor e consultor científico da Financiadora – toma posse durante reunião, entre os dias 28/4 e 1/5, como o novo membro eleito estrangeiro da National Academy of Sciences, sediada em Washington (EUA). Com a chegada de Wanderley ao mais importante colegiado de ciências do planeta, o Governo Federal passar a contar com três dos maiores pesquisadores brasileiros ligados à Academia participando ativamente da formulação de políticas públicas voltadas para ciência e educação: o físico Luiz Davidovich (também na assessoria científica da Finep) e a bióloga Mercedes Bustamante (presidente da Capes).

Praticamente todos os detentores do Prêmio Nobel fazem parte da National Academy of Sciences. Ex-secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Wanderley possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduações, mestrado e doutorado pela mesma instituição, e atua como professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), também na mesma universidade.

É, ainda, membro das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina, pesquisador 1A do CNPq, além de consultor ad hoc de várias agências de fomento do país, como a própria Finep, Faperj, CNPq, Capes, Fapesp, dentre outras. Sua área de pesquisa é a biologia celular de protozoários patogênicos e sua interação com a célula hospedeira.

Outros quatro brasileiros integram os quatros da Academia: Jacob Palis Jr. e Aloisio Araújo, do Instituto Nacional de Matemática Purar e Aplicada (Impa, RJ); Carlos Nobre, climatologista da Universidade de São Paulo (USP), e Vanderlei Bagnato, do Instituto Física de São Carlos-USP.