No dia 12 de abril, representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC) liderados por sua presidente, Helena Bonciani Nader, visitaram a sede da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para uma reunião com o novo presidente da entidade, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Celso Pansera.

Esta foi a primeira vez que Nader esteve no Rio de Janeiro desde que Pansera assumiu a Finep, e a presidente da ABC fez questão de cumprimentá-lo. “A Academia Brasileira de Ciências agradece a Pansera e a Finep pelo apoio e pela luta perene em prol da pesquisa nacional, e se coloca a disposição da entidade para colaborações e realização de atividades conjuntas”, afirmou Nader.

Na ocasião, foram discutidos temas como o convênio de cooperação entre Brasil, China e Índia, a 5ª Conferência Nacional de CT&I, e os projetos de leis em trâmites no congresso federal sobre CT&I, em particular aqueles que dizem respeito à liberação das verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Da esquerda para a direita: Fernando Veríssimo, gerente administrativo da ABC; Helena Nader, presidente da ABC; Fernando Peregrino, chefe de gabinete da Presidência da Finep; Gabriela Fialho, secretária-executiva de Programas Nacionais da ABC; Marcos Cortesão, secretário-executivo de Relações Internacionais da ABC; e Celso Pansera, novo presidente da Finep