O Acadêmico Hernan Chaimovich escreveu um artigo para o Jornal da USP com duras críticas à manifestação violenta perpetrada contra representantes de universidades israelenses que participavam de uma Feira Científica na Unicamp no dia 3 de abril. Leia o texto abaixo:

Há algum tempo (17/2/2020) manifestei-me sobre responsabilidades individuais num artigo publicado neste jornal. Este artigo terminava com o seguinte parágrafo que me permito aqui transcrever:

“Para mim, ‘nunca mais’ significa que, enquanto as ações antissemitas forem declarações, sou obrigado a reagir pessoal, oralmente ou por escrito, sem deixar que apenas outros assumam essa responsabilidade. Se as ações antissemitas forem escaladas para, por exemplo, profanação de cemitérios, devemos estar prontos para denunciar os autores publicamente e se o Estado, responsável pela aplicação da lei, não reagir, desmascarar e puni-los, a responsabilidade será nossa. Se os atos de violência pessoal decorrentes de ações antissemitas ameaçam a paz ou a vida das pessoas e não são tratados corretamente pelo Estado, a responsabilidade de agir é nossa”.

Hoje, escrevo sobre incidente ocorrido numa universidade irmã, a Unicamp, sobre o qual não posso, sendo coerente com o artigo mencionado, deixar de me manifestar. Para ilustrar o acontecido, transcrevo aqui a manifestação dos organizadores da Feira de Universidades Israelenses:

(…)

Leia o artigo na íntegra no Jornal da USP.