Leia a nota da Agência Fapesp:

Márcio de Castro Silva Filho foi nomeado para exercer o cargo de diretor-científico da Fapesp. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última quinta-feira (06/04).

Márcio de Castro encabeçava a lista tríplice de candidatos ao cargo elaborada pelo Conselho Superior da Fapesp em reunião no dia 15 de março. Ele assume o cargo em 27 de abril.

Professor titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), Márcio de Castro é o atual pró-reitor de Pós-Graduação da universidade. Graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), é doutor em biologia molecular de plantas pela University of Louvain, Bélgica. Foi visiting scholar na University of Melbourne, Austrália, e na Ohio State University, Estados Unidos.

Márcio de Castro é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

Na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocupou diversos cargos: coordenador da área de Ciências Biológicas I, diretor de Relações Internacionais e diretor de Programas e Bolsas no país.