Três membros titulares da Academia Brasileira de Ciências disputam o Prêmio Faz a Diferença 2022 na categoria Ciência e Saúde. A premiação é oferecida pelo jornal O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e homenageia personalidades de diferentes áreas cujos méritos no ano que passou serviram de exemplo à toda a sociedade brasileira. A votação vai até 16 de abril.

Conheça os concorrentes em Ciência e Saúde:

Jose Antonio Marengo Orsini (Cemaden)
Climatologista e coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é considerado uma das vozes mais influentes do mundo em mudanças climáticas. Marengo é membro titular da ABC desde 2012 e já integrou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), alertando para as consequências catastróficas das mudanças climáticas nas populações humanas.

 

Mercedes Maria da Cunha Bustamante (UnB)
Professora de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB) e uma das maiores autoridades científicas sobre o bioma Cerrado. Membra titular da ABC desde 2015 e empossada presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2023, Bustamante atualmente divide seus esforços entre suas pesquisas em meio ambiente e seu trabalho para reerguer o financiamento da ciência brasileira.

 

Paulo Hilário Nascimento Saldiva (USP)
Professor da Faculdade de Medicina da USP e autoridade científica nos impactos da poluição atmosférica na saúde humana. Membro titular da ABC desde 2015 e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Saldiva faz parte do painel de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para definição de padrões sobre qualidade do ar. Também atua com os efeitos na saúde das ondas de calor e do coronavírus.

 

Vote para eleger o vencedor em Ciência e Saúde do Prêmio Faz a Diferença 2022.