Confira a matéria da Agência Fapesp sobre o acordo de cooperação científica com a França assinado na última quarta pelo Acadêmico Marco Antonio Zago, presidente da Fundação:

Dirigentes da Fapesp, da Agência Nacional de Pesquisas sobre Aids e Hepatites Virais (ANRS) e do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) – os dois últimos da França – assinaram na quarta-feira (29/03), em Paris, um memorando de entendimento para fomentar a colaboração científica entre pesquisadores paulistas e franceses.

Com duração de três anos, o acordo foi formalizado na sede do Inserm, em cerimônia com a participação de Didier Samuel, diretor-executivo do instituto, Yazdan Yazdanpanah, diretor da ANRS, Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp, Vahan Agopyan, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e Carlos Carlotti Júnior, reitor da Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa visa fortalecer a cooperação em pesquisas na área de saúde, com destaque em temas como HIV/Aids, hepatites virais, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, doenças emergentes e reemergentes, imunologia, neurociência, genética, doenças crônicas e câncer.

“As comunidades científicas do Estado de São Paulo e da França têm um longo histórico de colaboração, que remonta ao início do século 20 e à fundação da USP. Esperamos que esse acordo fortaleça ainda mais a parceria e faça avançar projetos cujos resultados possam impactar diretamente o bem-estar da população”, disse Zago.

(…)

Leia a matéria completa na Agência Fapesp.