A 6ª edição do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química está com nomeações abertas até 2 de abril. A premiação é oferecida pela Sociedade Americana de Química (ACS, da sigla em inglês), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

O prêmio visa promover a igualdade de gênero na química e áreas relacionadas, reconhecendo o trabalho das mulheres e a diversidade da ciência. A nomeação é aberta também a mulheres trans e pessoas não-binárias. As vencedoras serão anunciadas no início de maio e a cerimônia de entrega ocorrerá durante a 46ª Reunião Anual da SBQ, entre os dias 28 e 31 do mesmo mês, em Águas de Lindoia (SP).

Para se candidatar ou fazer uma indicação, as candidatas devem enviar seu currículo científico, relato de suas realizações em pesquisa e até três cartas de referência. São três as categorias premiadas:

Líder Emergente: reconhece os feitos de jovens cientistas ou empreendedoras na química. Restrito a mulheres de até 40 anos e que concluíram o doutorado há não mais do que 10 anos.

Líder na Indústria: reconhece o trabalho de mulheres nas indústrias química, farmacêutica ou de biotecnologia, cujas pesquisas e inovações criativas tenham gerado descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e para o benefício da sociedade.

Líder Acadêmica: valoriza mulheres com trabalho consolidado no meio acadêmico e cuja contribuição na pesquisa científica em química tenha impacto global e social.

O painel de juízes será composto pela SBQ e seu Núcleo de Mulheres, além da ACS, da seção internacional da ACS no Brasil, das sociedades científicas que apoiam o projeto, e de representantes da academia e da indústria.

A avaliação leva em conta o número de patentes ou publicações, o envolvimento em atividades de disseminação científica, ações voluntárias, prêmios e participação em associações, startups e sociedades científicas, e o impacto da pesquisa em benefício da sociedade.

Cada vencedora receberá um prêmio em dinheiro no valor equivalente a US$ 2.000, uma ID do SciFinder válida por um ano, uma associação à ACS por um ano, um certificado de premiação em inglês, uma placa de homenagem em português, cobertura jornalística na C&EN e no Boletim da SBQ, e inscrição gratuita em um curso oferecido pelo Instituto ACS.

Para mais informações e inscrições, acesse.

As premiadas em 2022: Thais Guaratini, Ohana Augusto e Carolina Horta