Confira a reportagem de Leanderson Lima para o Amazônia Real:

A grave crise humanitária e sanitária do povo indígena Yanomami foi denunciada pelo líder Davi Kopenawa, 66, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. O principal líder Yanomami foi recebido, na quarta-feira (1º), pelo subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais, Li Junhua. 

Kopenawa denunciou a situação dos indígenas brasileiros, que estão morrendo vítimas de doenças como malária, diarreia, verminoses e por conta da grave desnutrição que atinge principalmente as crianças, A situação dos Yanomami se agravou nos últimos quatro anos, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devido ao incentivo à invasão de garimpeiros ao território indígena. O líder indígena entregou nas mãos do subsecretário-geral o relatório “Yanomami Sob Ataque”, que narra o drama vivido em Roraima.  

O filho do líder indígena, Dario Kopenawa, também fez parte da comitiva e comentou a ida à ONU. “Foi uma visita muito importante. Meu pai, como representante e liderança Yanomami, do nosso país; eu como diretor da Hutukara Associação Yanomami, que representa 30 mil Yanomami. Foi muito importante falarmos com o chefe da ONU, falamos muito sobre os problemas que estamos enfrentando há muitos anos”.   

(…)

Leia a reportagem completa no Amazônia Real.

Líderes Yanomami, Davi Kopenawa e Dario Kopenawa, na entrega do relatório “Yanomami Sob Ataque”, ao subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Li Junhua, em Nova York (Foto: Dário Kopenawa/Redes sociais)