A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) homenageou, na sexta-feira (9/12), os professores, pesquisadores e médicos Miguel Carlos Riella, Rubens Belfort Mattos Junior e Wanderley de Souza com o Título de Doutor Honoris Causa. A honraria é outorgada pelo Conselho Universitário a personalidades que não pertencem ao corpo docente da instituição, mas que oferecem ou ofereceram significativas contribuições às áreas de conhecimento ministradas na Universidade. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio Cristo Rei, sede diplomática da reitoria da UFMA. 

(…)

O homenageado Rubens Belfort Mattos Junior, natural de São Paulo (SP), tornou-se médico em 1970, pela Escola Paulista de Medicina, em 1978, obteve o título de mestre em Microbiologia Imunologia e Parasitologia pela Escola Paulista de Medicina; em 1981, recebeu o título de doutor em Medicina (Oftalmologia), pela Universidade Federal de Minas Gerais, e, no ano de 1985, outro doutorado, agora em Ciências (Microbiologia e Imunologia) pela Escola Paulista de Medicina.

É professor titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e possui MBA pela Fundação Educacional de Andradina (FEA – USP). Foi pesquisador-visitante da The National Eye Institute, em 2000, e, no período de 2019 a 2021, foi presidente da Academia Nacional de Medicina, é presidente do Instituto da Visão – Vila Clementino (IPEPO), Membro do Grupo Internacional de Estudos sobre Uveites, Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciência, Membro Titular da Academia Ophthalmologica Internationalis e Membro Titular da Academia Nacional de Ciência Farmacêutica do Brasil.

(…)

Natural de Iguaí, Sudoeste da Bahia, Wanderley de Souza, também será homenageado pela UFMA, com o título de Doutor honoris causa. Em sua cidade natal, ele realizou seus estudos básicos iniciais completando o que hoje é conhecido por ensino fundamental e à época, o curso ginasial. Como na sua cidade ainda não havia o ensino médio, foi para Jequié, onde fez o primeiro ano do curso científico (ensino médio) no Colégio Estadual Régis Pacheco.

Em fevereiro de 1969, ingressou na Faculdade Nacional de Medicina, localizada na Praia Vermelha – Rio de Janeiro. Em 1974, concluiu a graduação, e logo ingressou no mestrado, finalizando em 1976. Dois anos depois, já estava concluindo seu doutorado em Biofísica, dedicando-se ao estudo da superfície do Trypanosoma cruzi, usando técnicas citoquímicas e criofratura que tinham sido desenvolvidas na época e foram introduzidas no Brasil pelos seus estudos no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.

(…)

Confira uma pequena entrevista com os Acadêmicos: