Confira matéria do Portal Fiocruz sobre a participação de sua presidente na equipe de transição do governo atual para o governo Lula:

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e os pesquisadores da Fundação Lucia Souto, Maria do Socorro de Souza e José Gomes Temporão foram nomeados, nesta quarta-feira (16/11), para o Grupo Técnico da Saúde na equipe de transição do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

(…)

O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito e coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde trabalha a equipe de transição.

Confira matéria do G1 sobre o papel do membro correspondente da ABC Davi Kopenawa na transição de governo, publicada em 16/11.

Os líderes indígenas de Roraima Joênia Wapichana e Davi Kopenawa estão na equipe responsável pela transição do atual governo para o governo Lula. Os nomes deles foram anunciados nesta quarta-feira (16) pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, nomeado coordenador da equipe de transição.

Joênia Wapichana atualmente cumpre os últimos meses como deputada federal por Roraima pelo partido Rede. Em 2018, ela foi a primeira indígena do Brasil a ser eleita para uma vaga na Câmara, mas, este ano não se reelegeu.

(…)

Davi Kopenawa Yanomami é um dos líderes políticos do povo Yanomami mais conhecidos no Brasil e internacionalmente. Além disso é xamã de seu povo, escritor e presidente da Hutukara Associação Yanomami, a mais representativa entidade de luta pelos Yanomami.

Joênia e Davi integram a equipe que vai ajudar a montar o Ministério dos Povos Originários, uma das promessas feitas por Lula durante a campanha presidencial.