O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados para sua 66ª edição na última semana. Entre os vencedores, está a diretora da ABC Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa, Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Hungria foi premiada na área de “Crédito de Carbono e Agricultura Regenerativa”. O tema foi escolhido para a edição de 2022 do como uma forma de homenagear as Ciências Agrárias. Devido às condições atuais do clima no planeta, o carbono pode significar a ruína ou o êxito da agricultura mundial; em particular, da agricultura brasileira.

A premiação divide as honrarias em duas categorias: sendo a primeira delas, “Vida e Obra”, para pesquisadores sênior; e a segunda, “Juventude”, para pesquisadores até 35 anos. Hungria, homenageada na primeira categoria, divide a honra com o jovem cientista Maurício Roberto Cherubin (Esalq-USP).

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em 10/11, em São Paulo. Além do reconhecimento público, os premiados na categoria Vida e Obra, receberão medalha de ouro e quantia de R$ 150 mil e os na categoria Juventude, medalha de prata e R$ 60 mil.