Comunicamos, com grande pesar, o falecimento, aos 90 anos, do professor emérito da Universidade Federal o Rio de Janeiro (UFRJ) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Herch Moysés Nussenzveig. O falecimento do professor ocorreu neste sábado (5/11). Ao longo da sua trajetória acadêmica, o docente participou ativamente da elaboração e construção de importantes centros de pesquisa, considerados relevantes para a pesquisa em física no Brasil.

Nascido em 1932, o professor Herch Moysés Nussenzveig foi professor emérito do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF-UFRJ). Apaixonado pela sua profissão, o docente recebeu diversos prêmios como o Prêmio Max Born (1986), concedido pela Sociedade Óptica dos Estados Unidos; Prêmio Álvaro Alberto em Física (1995), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Categoria Grã Cruz (1995) da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pelo MCT e o Prêmio Jabuti (1999), concedido pela Câmara Brasileira do Livro. O professor foi membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês) e da Sociedade Americana de Física, além de membro fundador (1982) da Academia de Ciências da América Latina (Acal).

Conhecido por seus trabalhos em óptica, graduou-se (1954) e obteve doutorado em física (1957) pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física – SBF (1981-1983), membro da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP, na sigla em inglês), nos EUA (1987-1993).

O sepultamento será realizado neste domingo (6/11), das 13h30 as 16h30, no Salão Celestial, do Cemitério Vertical Memorial do Carmo, localizado na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 287, no Caju, Rio de Janeiro. Após o velório, o corpo seguirá para cremação.

Assim como a Reitoria da UFRJ, a Diretoria da ABC lamenta profundamente seu falecimento e transmite as condolências aos familiares, amigos e comunidade universitária neste momento de tristeza. Agradecemos ao professor Herch Moysés Nussenzveig por dedicar sua vida à educação, à ciência e pela trajetória de relevo para o desenvolvimento da pesquisa nacional.

Mensagem de sua filha, a Acadêmica Helena Nussenzveig

“Meu pai não sofre mais. Não está mais tolhido de caminhar, de ir à feira, de passear o cachorro. Não está mais tolhido de tomar sorvete, comer pizza, saborear uma torta. Não depende mais de cuidadores para viver. Não tem mais dor. Meu pai fez a passagem. Viveu noventa anos quase todos bem vividos, comemorou sessenta anos de um casamento feliz com minha mãe, criou três filhos e deixa seis netos. Seu legado científico é extraordinário, sua vida, um marco. Deixa amigos, admiradores, ex-alunos, talvez até inimigos. Não será esquecido. Doravante viverá nos seus escritos, seus ditos, nas lembranças de todos que o conhecemos. E no meu coração. Papai não sofre mais. Papai descansou. Tchau, papai, te amo.”

ATUALIZAÇÃO: Leia obtuário escrita pelo Acadêmico Luiz DavidovichMoysés Nussenzveig, ícone da ciência nacional