A Acadêmica Marcia Walquiria Dezotti foi contemplada com o prêmio Scientist of the Year da International Achievements Research Center na categoria Engenharia & Tecnologia / Engenharias Química e Ambiental. Dezotti é professora do Programa de Engenharia Química da UFRJ (PEQ/UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Controle de Poluição das Águas da Coppe/UFRJ.

Referência internacional no tema da poluição aquática, a Acadêmica tem mais de 100 artigos publicados em revistas científicas de alto impacto, além de 3 livros lançados, estando entre as pesquisadoras mais referenciadas do Brasil. Dezotti contribuiu para a criação e organização de inúmeros eventos científicos, entre eles, A Conferência Iberoamericana em Processos Oxidativos Avançados (CIPOA), que se tornou um sucesso de público e já está em sua quinta edição.

Atenta às condições de trabalho na academia, a professora também se envolveu no combate à problemas psicológicos sofridos por mulheres durante a pós-graduação, se tornando membro fundadora do Grupo de Apoio à Mulheres da Faperj. Durante toda sua carreira, Dezotti ajudou na formação de toda uma nova geração de pesquisadores e recebeu mais de 25 premiações por seu mérito científico.

Confira a página da premiada na International Achievements Research Center.