O novo membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências Boniek Gontijo Vaz foi destacado como um dos Top 40 Abaixo dos 40 da revista The Analytical Scientist. A lista celebra jovens cientistas em ascensão nas diferentes áreas de ciência analítica, trazendo abordagens novas e inovadores para problemas que vão desde poluição atmosférica ao diagnóstico de câncer.

Boniek é químico e professor associado da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenando o Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massa (LaCEM) no Instituto de Química da universidade. Trabalha no desenvolvimento de instrumentos, métodos e protocolos analíticos para identificação de moléculas e biomoléculas em misturas complexas, através de espectrometria de massas. O Acadêmico estuda, principalmente, processos geoquímicos envolvidos na exploração e produção de petróleo e seus derivados. Também atua descobrindo alvos moleculares em alimentos, fluidos biológicos, extratos diversos, amostras de leitos aquáticos, tecidos animais e vegetais, entre outras misturas.

O Acadêmico será empossado junto com outros quatro novos afiliados na cerimônia Simpósio e Diplomação dos Novos Afiliados para Minas Gerais e Centro-Oeste 2022, que acontecerá em 19 de outubro no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.