O Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), organizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), homenageou a diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Mariangela Hungria com o Prêmio Norman Borlaug de Sustentabilidade. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu em 1º de agosto, em São Paulo.

Hungria é pesquisadora da Embrapa Soja e tem sua trajetória científica marcada pelo desenvolvimento de pesquisas para estudar a viabilidade do uso de microrganismos em substituição total ou parcial aos fertilizantes químicos. Sua contribuição para os avanços da cultura da soja, em especial pelo desenvolvimento de tecnologias relacionadas à fixação biológica do nitrogênio (FBN), é reconhecida internacionalmente. Em 2022, a Acadêmica ocupou a primeira posição no ranking brasileiro e a única da América do Sul no ranking dos 100 principais cientistas em fitotecnia e agronomia do mundo, de acordo com a Research.com, uma plataforma oferece dados sobre contribuições científicas em nível mundial.

Também este ano, a Acadêmica recebeu o Prêmio Sustentabilidade, outorgado pelo Instituto Pensar Agro e pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), durante a cerimônia de comemoração pelos dez anos do Código Florestal.  “Há alguns anos, receber um prêmio do agronegócio trabalhando com microrganismos para substituir insumos químicos era impensável. Receber dois prêmios em um ano, nesse contexto, indica o quanto está mudando a percepção de diversos setores do agronegócio para a importância da sustentabilidade”, declarou Hungria, após décadas de excelência em pesquisa na área.