O 12º Simpósio Brasil – Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia (BRAGFOST2022) ocorreu entre os dias 29/6 e 2/7/2022, em Maceió (AL). O evento foi financiado Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação Alexander von Humboldt e reuniu 60 jovens pesquisadores brasileiros e alemães, sendo 30 de cada nacionalidade, para promover ideias inovadoras de ciência e tecnologia em suas áreas de atuação. 

A Acadêmica Taicia Fill foi uma das participantes selecionadas e conversou com a ABC sobre a experiência. A professora do Instituto de Química da Unicamp classificou o evento como um “feliz encontro” entre pesquisadores brasileiros e alemães de diferentes áreas do conhecimento, que permitiu discussões sobre a temática “bem-estar”. “Bem-estar não é apenas a ausência de doença, mas também a presença de saúde, crescimento, força, valores, aspectos positivos, prevenção e promoção da consciência de sustentabilidade, justiça, responsabilidade, transparência e ética”, explica professora.

O simpósio teve quatro diferentes sessões temáticas: Ethics and Epistemology for Artificial Intelligence and Machine Behavior, Global Human Behavior and Big Data, Psychopharmacology and Perception, Bioactives and Resources from Remote and Endangered Natural Environments. Segundo Fill, que participou da quarta mesa de debate, foi interessante ver tais temas – que a princípio pareciam tão distantes – se encaixarem após quatro dias de discussões, diálogos e perguntas.

Ao fim do evento, o saldo foi positivo. Segundo a cientista, parcerias improváveis foram estabelecidas entre brasileiros e alemães. “Projetos inovadores, ambiciosos e na fronteira do conhecimento, foram propostos pelos participantes com o foco no tema bem-estar da população mundial. Foram dias de mergulho profundo em ciência de excelência nacional e internacional”, afirma. “Conseguimos elaborar respostas e pensar ‘fora da caixa’.”

Confira as fotos do evento.