Confira o artigo do Acadêmico Marcelo Viana para a Folha de S. Paulo, publicado em 5/7. Viana é diretor-geral do Instituto de Matemática Aplicada (Impa).

 

Ao início dos anos 1950, no rescaldo do conflito mundial, o Brasil estava despertando para a importância da ciência para o progresso social e a soberania nacional. Sob a influência de lideranças com uma visão ousada de nação, ao mesmo tempo em que iniciava a fase crucial de sua industrialização, o país se lançou na construção de um sistema nacional de ciência e tecnologia, a partir da criação de nossas principais agências de pesquisa, o CNPq e a Capes.

(…)

Da criação da indústria brasileira de aeronáutica aos avanços notáveis na área da saúde, individual e pública. Do domínio da energia nuclear para fins pacíficos à revolução agrícola que fez do Brasil um dos grandes produtores mundiais de alimentos. Em sua busca incessante da verdade no mundo que nos rodeia, que Henri Poincaré dizia ser “o objetivo de toda a nossa atividade”, a ciência brasileira permitiu construir muito do que o Brasil possui de melhor hoje.

 

Acesse o artigo completo.