Confira o artigo do Acadêmico Carlos Nobre para a coluna de Ruy Castro na Folha de S. Paulo, publicado em 7/7. Esta coluna foi escrita para a campanha #ciêncianaseleições, que celebra o Mês da Ciência. Nobre é climatologista, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, foi eleito em maio de 2022 como membro estrangeiro da Royal Society.

 

Essa relação ancestral acabou produzindo uma visão de mundo e um sofisticado conhecimento ambiental fundamentais para que enfrentemos as crises ambientais, socioeconômicas e éticas da sociedade atual.

Amazônia perdeu 18% de sua floresta em pouco mais de cinco décadas. O avanço do desmatamento esteve muitas vezes relacionado a abusos dos direitos humanos, à emergência de economias clandestinas e à grilagem de terra, estimulados pela falácia de tornar produtivas aquelas terras.

O modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia ainda precisa ser construído, e deve ser fundamentado em pilares de justiça e inclusão social, no fortalecimento das populações indígenas e comunidades locais, enquanto conservamos a floresta em pé e os rios saudáveis.

Nós já conhecemos os caminhos e as soluções. Agora precisamos de vontade política.

 

Confira o artigo completo no site da Folha.