É com profundo pesar que a Academia Brasileira de Ciências comunica a morte do Acadêmico Marcus Lira Brandãoaos 70 anos, no dia 6/7. O Acadêmico era professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e fundador do Instituto de Neurociências e Comportamento (INec), sociedade científica sem fins lucrativos, que se dedica à divulgação e promoção da neurociências no Brasil.

Brandão graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1976; cursou o mestrado (1980) e o doutorado (1981) em farmacologia pela USP; tinha dois pos-docs, um no CNRS (França, 1985) e outro na UWIC (País de Gales/UK, 1991). Atuava na área de neuropsicofarmacologia e neurobiologia, estudando o medo e a ansiedade.  Era pesquisador 1A do CNPq, tendo recebido diversas honrarias ao longo de sua carreira, como o Prêmio de Excelência Acadêmica CAPES-Elsevier no ano de 2015 e a Medalha Neurociências Brasil 2017 (SBNeC). Além de membro titular da ABC, era também membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).

O pesquisador é o autor do livro Psicofisiologia (Atheneu-RJ), em sua terceira edição e adotado em vários cursos de graduação de medicina, psicologia e biologia pelo país. É um dos organizadores do livro Neurobiologia das doenças mentais (Lemos Editorial & Gráficos-SP), publicado em cinco edições (1994-2000) e adotado em vários cursos de pós-graduação em neurociências e áreas afins do país. Deixa como legado 225 trabalhos publicados e mais de 6660 citações.

A ABC lamenta profundamente a perda deste grande cientista e presta condolências aos familiares, amigos e companheiros de pesquisa.

Marcus Brandão