Na próxima quinta-feira, 2 de junho, o membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Nelson Maculan Filho receberá o título e a insígnia de Doutor Honoris Causa da Universidade Paris-Dauphine. A cerimônia de outorga será presencial, às 16 horas (horário de Paris), na Salle Raymond Aron da universidade francesa.

O Acadêmico Nelson Maculan.

Nascido em Londrina, Paraná, Nelson Maculan fez graduação em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), mestrado em Matemática Estatística pela Universidade Pierre e Marie Curie e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ. A Universidade Paris-Dauphine concedeu a Maculan a livre-docência em 1988. Atualmente, é professor emérito da UFRJ e sua experiência se concentra na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação, atuando principalmente na otimização combinatória, programação inteira, programação linear, geração de colunas e otimização global.

Maculan foi reitor da UFRJ entre 1990 e 1994, e presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Já atuou também como secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e como secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Seis instituições já concederam o título de doutor honoris causa ao Acadêmico, são elas: a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Universidade Paris-XIII, a Universidade Ricardo Palma e a Universidade Nacional Maior de São Marcos, as duas últimas em Lima, no Peru.

Para mais informações sobre a cerimônia, acesse.