Leia carta do Acadêmico Hernan Chaimovich, professor emérito do Instituto de Química da USP, ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicada no Estadão:

O projeto do atual governo parece incluir, além da tentativa de reeleição do presidente, a destruição do sistema federal de apoio à criação autóctone de ciência e tecnologia no Brasil.

Há poucos meses parte da comunidade científica ficou eufórica, e membros do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a imodéstia habitual, aplaudiram a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o órgão. Em 20 de maio, entretanto, o Ministério da Economia anunciou um bloqueio de R$ 8,2 bilhões no Orçamento federal deste ano, necessário para não ultrapassar o teto de gastos. Esses recursos têm como objetivo pagar sentenças judiciais e programas como o Proagro e Safra. O bloqueio parece não contemplar ainda os recursos necessários para pagar o reajuste aparentemente concedido aos funcionários federais.

Os detalhamentos dos bloqueios de cada ministério não são, hoje, oficiais. Contudo, meios de comunicação noticiam que o contingenciamento (bloqueio) no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações seria de R$ 2,9 bilhões, isto é, algo mais de 35% do total dos recursos bloqueados para todos os ministérios. A euforia de parte da comunidade científica, e a imodéstia de membros do MCTI, deve diminuir sensivelmente ao se darem conta de que o cheque anunciado, com pompa e circunstância há pouco, não tinha fundos. O projeto do atual governo federal de acabar com a ciência nacional continua de pé.