No dia 16 de fevereiro a Secretaria da ABC enviou para todos os membros titulares uma mensagem eletrônica, convidando-os para participar do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL). A ideia é que eles ofereçam seus laboratórios para estágio de estudantes universitários brasileiros, durante as férias acadêmicas do verão de 2023.

A mensagem explicava que o objetivo principal do Programa é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios dirigidos por membros titulares da Academia Brasileira de Ciências. Serão concedidas até 50 bolsas para o ano de 2023. O estágio será realizado entre 4 de janeiro e 10 de março de 2023, durante as férias acadêmicas de verão, em regime de tempo integral. Os recursos para essas 50 bolsas virão da Fapesp.

O programa é feito para estudantes de todo o país e a seleção dos laboratórios e de alunos será feita por uma comissão designada pelos coordenadores do PAPL, composta por membros da ABC e da Fapesp.

Até agora, 34 membros titulares se inscreveram para receber jovens nas férias de verão de 2023. Precisamos que mais Acadêmicos de todo o país ofereçam seus laboratórios para receber estudantes, contribuindo assim para a formação de uma nova geração de jovens cientistas brasileiros. 

O membro titular da ABC tem até o dia 16 de março de 2022 para responder à convocação. Aqueles que não receberam a mensagem da ABC podem se corresponder com a Secretaria através do endereço papl@abc.org.br. Quem desejar mais informações pode encontrá-las em https://www.abc.org.br/papl.

Contamos com vocês, membros titulares da ABC!