O professor José Galizia Tundisi, membro titular e representante da Academia Brasileira de Ciências no Programa de Águas da Ianas, foi escolhido para receber a Medalha Naumann-Thienemann da International Society of Limnology (SIL).
A Medalha Einar Naumann – August Thienemann é a mais alta honraria que pode ser concedida internacionalmente por contribuições científicas excepcionais para a limnologia. Concedida uma vez ao ano desde 1948, a escolha do premiado é realizada pelo Comitê Internacional com base nas indicações dos membros.
Tundisi é bacharel em história natural pela Universidade de São Paulo (USP, 1962), mestre em oceanografia pela Universidade de Southampton (1966) e doutor em ciências biológicas (botânica) pela USP (1969). Especialista em gerenciamento e recuperação de ecossistemas aquáticos, o pesquisador recebeu inúmeros prêmios como reconhecimento da excelência de seu trabalho, incluindo as condecorações Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1994) e a Comenda Rio Branco (1996). Internacionalmente, é um nome de peso quando o assunto é gestão de recursos hídricos e, por conta disso, ajudou a Espanha a enfrentar a maior seca já vivida no país.
A limnologia, área na qual o Acadêmico é especialista e recebeu o reconhecimento, consiste no estudo das extensões de água doce, como lagos e pântanos, com respeito a suas condições ou aspectos biológicos, químicos, físicos, meteorológicos, geológicos ou ecológicos.
Parabéns ao Acadêmico!