Faleceu aos 95 anos o professor Tetsuo Yamane. Possuia graduação e doutorado em química pelo Instituto Tecnológico da Califórnia (Caltech). Tinha experiência na área de biofísica, bioquímica e biologia molecular com ênfase em biologia molecular e estrutural de toxinas naturais, enzimas industriais e ecologia química. Realizou pesquisas avançadas na área de biologia molecular por longo tempo nos EUA, com sucesso. 

Decidiu retornar ao país de origem e, no Brasil, dedicou metade da sua vida à pesquisa de aproveitamento da natureza amazônica de forma sustentável. Foi professor visitante do Laboratório de Farmacologia e Medicina Experimental da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), coordenador do Departamento de Biologia Molecular do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e coordenador do projeto INCT de Energia, Ambiente e Biodiversidade.

Dentre as suas atividades, destacou-se a promoção do intercâmbio humano, trazendo cientistas japoneses ao Brasil e enviando pesquisadores brasileiros ao Japão, financiando tudo por conta própria. Com isso, houve o intercâmbio de tecnologias e conhecimentos japoneses, além da viabilização a cientistas japoneses de realização de diversas pesquisas na Amazônia, o que resultou no fortalecimento da relação acadêmica entre ambos os países. Yamane promoveu projetos de reciclagem e aplicação de recursos renováveis, incluindo a educação ambiental, fazendo com que os amazonenses também conheçam as ideias e práticas do Japão.

Em 2020, recebeu a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, do Consulado Geral do Japão em Manaus.